O ENCONTRO COM O PROFESSOR RUY



O dia 23 de outubro de 2008 vai ficar gravado em minha memória, pois foi o dia que Ruy Carlos Ostermann esteve em nossa escola.
Tivemos um momento muito agradável com o “professor”, como ele gosta de ser chamado. Nunca havia imaginado que um dia eu iria conhecer o senhor Ruy. Foi muito interessante ficar ouvindo ele falar.
O professor Ruy Carlos Ostermann é uma pessoa culta, inteligente. Tratou de todos os assuntos abordados com entendimento.
Eu me emocionei quando ele falou que estava feliz por estar ali sabendo que muitos de nós tínhamos trabalhado o dia todo e estávamos cansados, mas estávamos ali para conhecê-lo e ouvi-lo.
Gostei muito quando o professor Ruy falou sobre a importância da leitura e da escrita. Quando escrevemos algo, essa escrita é passada de geração para geração.
Fiquei orgulhosa ao ver alguns de nossos colegas representarem o programa Sala de Redação, pois no dia anterior à visita do autor o ensaio do programa Sala de Redação foi um fiasco. Confesso que no momento fiquei um pouco apreensiva, pois temia que nossos colegas iam nos envergonhar, mas tive uma bela surpresa. Ficou perfeito, ótimo! Parabéns para os colegas! Eles merecem!
A visita do autor Ruy Carlos Ostermann nos ensinou muita coisa: que não devemos querer ser mais do que as outras pessoas, porque somos todos iguais, independentemente da classe social, raça ou religião.
Outra mensagem que ele nos deixou é que nunca devemos desistir de nossos sonhos e, principalmente, ler, ler, ler, escrever, escrever, escrever....




Autora: Beatriz Teresinha de Oliveira.
Turma: T61




“Eu acho que o autor é uma ótima pessoa. Aquele dia foi um dia de emoção, porque aquela pergunta sobre o racismo que fiz foi tão forte, e ele deu uma resposta muito importante.
Ele é uma pessoa íntegra e inteligente, pois não deixou passar nenhuma pergunta e suas respostas eram claras. As pessoas ficaram admiradas com as suas respostas e o seu português correto.
Que pena que estou indo embora dessa escola, pois por aqui passaram pessoas muito importantes. A gente aprendeu coisas muito importantes sobre as pessoas de cada um deles.




Autora: Tanise Laís Pereira da Silva
Turma: T61




APRENDIZADOS COM RUY CARLOS OSTERMANN

Conhecer seu Ruy Carlos Ostermann, conhecer este projeto “Adote um Escritor”, ver o desempenho dos professores para receber o escritor foi tudo muito bom.
Seu Ruy, muito humilde, falou com a gente olhando olho no olho e isto me emocionou porque é uma pessoa que vem à nossa escola, à nossa comunidade falara e explicar sobre a sua profissão. Contou que tudo que conseguiu foi com muito suor, falou até sobre sua cassação em 1964.
Emocionante foi o diálogo com um senhor de idade. Falavam como se estivessem em um “boteco” falando sobre o futebol.
Também os colegas do programa Sala de Redação estavam excelentes. Não é fácil dialogar na frente de um supercomentarista, é muita responsabilidade. Eles estão de parabéns.
Gostei de conhecer parte da obra, como as crônicas, o significado das coisas, as mudanças de atitude que a gente tem e nem repara. Aprendi a como entender uma crônica e o que significa uma crônica. Fiquei suepresa comigo mesma na hora de leaboroar uma crônica. Não que fosse a crônica mais maravilhosa, mas fiquei satisfeita com o início da tentativa de crônica”Amizade de infância”. Não sabia que poderia iniciar tão bem um assunto, principalmente sendo um assunto real. Foi muito legal!




Autora: Cláudia Paiva

Turma: T61





VINTE E TRÊS DE OUTUBRO DE 2008: O CÉLEBRE ENCONTRO

Foi um dia muito especial, foi um encontro marcante. Conhecer pessoalmente Ruy Carlos Ostermann foi maravilhoso. Amei conhecer o autor de grandes obras, o comentarista, a pessoa simples e carismática que ele é.
Foi emocionante quando ele respondeu uma pergunta feita por uma colega referindo-se ao racismo. A resposta dele foi tão verdadeira quanto emocionante. Ele falou que o racismo dói nele tanto quanto na pessoa que é discriminada.
Para mim o encontro com Ruy Carlos Ostermann foi de muito proveito. As perguntas foram bem elaboradas por nós e bem respondidas por ele. Nossa! Foi tudo muito bonito!
A representação do programa sala de Redação foi muito lindo. Foi uma homenagem 100% maravilhosa, oferecida ao maravilhoso escritor Ruy.
Admiro o escritor Ruy, porque ele é um vencedor, porque lutou por seus ideais e venceu.
Deste encontro ficou a lembrança de um homem simples, verdadeiro e muito simpático. Conhecendo o celebérrimo Ruy Carlos Ostermann posso afirmar: para ser grande não precisa ser altivo.
A simplicidade dele é contagiante.




Autora: Maria Arlete Padilha
Turma: T61




“Foi na quinta-feira, dia 23 de 0utubro, que o professor Ruy esteve na escola nos visitando. Foi muito legal, pois o professor Ruy é muito sincero e alegre. As horas que a gente passou com ele foram muito divertidas, pois aprendi bastante.
Eu achei o autor muito interessante, muito criativo e ele foi muito espontâneo. Eu acho que deveria ter mais encontros assim, pois aprendemos muito com eles.
Eu aprendi que se eu tiver um sonho e mesmo se tiver dificuldades para realizar este sonho, nós devemos lutar e continuar até nós conseguirmos aquilo que nós queremos. É só confiar e acreditar em nós mesmos.
Eu levei deste encontro várias coisas, como acreditar naquilo que queremos, confiar em outras pessoas e pensar que não somos só nós que podemos acreditar e conseguir, mas sim todas aquelas pessoas que confiarem nelas mesmas vão conseguir tudo e mais um pouco.”




Aluna: Ângela Trindade

Turma: T61




“Quando cheguei no colégio no dia 23 de outubro de 2008, Ruy Carlos Ostermann já havia chegado, pois me atrasei em razão do meu trabalho. Entrei na sala e o avistei. Sem sombra de dúvida, ele é como parece se parece no programa, falando normal, da forma mais simples e cativante.
Eu achei emocionante e interessante a hora dos autógrafos. Eu lhe pedi um e ele autografou meu caderno. Fez uma dedicatória a qual eu guardarei com carinho junto a foto que tirei dele. O Sala de Redação dos colegas estava ótima, igual. Acho que lê mesmo se surpreendeu com o sucesso dos colegas. Foi muito bom conhecer a obra do Ruy.”




Autora: Méris Teresinha Rosa de Castro

Turma: T61




“Eu achei o professor Ruy Carlos Ostermann uma pessoa simples, carismática e, ao mesmo tempo, uma pessoa séria em seus comentários.
Eu lembro que o professor Ruy Carlos Ostermann enfatizou que nós alunos devemos escutar e prestar mais atenção quando o professor está explicando a matéria em sala de aula.
Eu lembro com emoção que ele me transmitiu com positivismo que nós, alunos, devemos ir à luta e não desistirmos de nossos objetivos.
Gostei muito da apresentação dos colegas, foi bem elaborada pelo grupo e o tema foi bastante polêmico, pois tratava de futebol e dos atritos entre torcidas rivais.
Eu percebi que estou no caminho certo e preciso me esforçar ao máximo para ser uma professora. Foi o que o professor fez desde pequeno, ele lutou e acreditou nele.”




Autora: Dozolina Angolini

Turma: T41




“Eu achei o autor muito legal, bem divertido e inteligente.
O que eu aprendi com Ruy é que hoje em dia devemos ser humildes e sinceros e que devemos começar debaixo e sermos nós mesmos. “




Autora: Fabiana Giuliano

Turma: T41




A VINDA DE RUY CARLOS OSTERMANN

No dia 23 de outubro de 2008 nossa escola recebeu a visita do professor Ruy.
O professor Ruy é uma pessoa inteligente e muito simples, clamo e bastante atencioso.
Ele tem um jeito lindo de tratar as pessoas, com respeito e igualdade.
No momento do encontro com o professor o mais interessante foi a simplicidade dele e o modo como prestou atenção em tudo que estava a sua volta e nas pequenas homenagens que forma feitas a ele.
O professor respondeu a todas as perguntas que lhe foram feitas com carinho.
O Sala de Redação foi lindo! Os nossos colegas representaram muito bem os seus papéis no debate.
O professor Ruy assistiu com atenção e aplaudiu com um sorriso de satisfação e felicidade e agradeceu muito.
A vinda do professor na escola e sua obra nos presentearam com seu ensinamento simples e com a sinceridade de suas palavras.




Autora: Neli Castro Novo da Rosa

Turma: T41




MEU ENCONTRO COM RUY CARLOS OSTERMANN

É difícil tirar conclusões sobre uma pessoa em apenas um encontro, porém o pouco que vi achei o professor Ruy uma pessoa culta, inteligente e humilde.
O momento do encontro com o autor que eu achei mais interessante foi quando através das fotos passaram sua história de infância.
O Sala de Redação criado por meus colegas foi uma grande idéia, porque teve informação e cultura.
No encontro que tive com o autor Ruy Carlos Ostermann aprendi que nem sempre sonhos são bobagens, que se desejarmos e corrermos atrás podemos concretizar nossos sonhos, que a leitura pode ser muito interessante quando escolhemos um bom livro para ler.
Este encontro despertou em mim a vontade de ler, de estudar muito para ter uma profissão no futuro e, através dela, também um dia estar nas escolas contando um pouco sobre minha vida.




Autora: Daiana Aparecida da Silveira Resmini

Turma: T41





“Eu achei muito legal o dia 23 de outubro de 2008. O autor Ruy Carlos Ostermann chegando na sala muito simpático e simples e demonstrando uma educação exemplar.
A parte do encontro que eu achei mais interessante foi quando ele respondeu as perguntas com muito carinho e alegria.
Eu aprendi que não podemos desistir de parender, ir em frente tentando e tentando, porque o autor passou por vários momentos ruins na vida, mas não desistiu de ser o que é.
Eu levei em minha mente que nós temos que insistir no que queremos, dar valor às pessoas e ir à luta e ter o respeito do outro.”





Autora: Laurinda Aires
Turma: T41

Nenhum comentário: