ESCREVENDO PARA RECEBER RUY CARLOS OSTERMANN: ESCRITA VEM, ESCRITA VAI...

Os textos aqui postados foram escritos baseados em temáticas relacionadas à leitura de crônicas de Ruy Carlos Ostermann. A primeira exposição ao público leitor destes textos aconteceu no dia 23 de outubro de 2008, dia da visita de Ruy a nossa escola.
A partir da temática reminiscência da infância tratada pelo autor em algumas de suas crônicas, foi proposto aos alunos que produzissem relatos narrativos ou pequenas crônicas que abordassem esse tema.
O resultado foi uma colcha de lembranças singulares como são as vidas de todos nós, escrita/costurada por uma linha fina e forte que possibilita a identificação, mas que impede a uniformização, pois mesmo que os fatos que povoam os textos escritos pelos alunos sejam parecidos, o sentimento e a emoção de cada um que conta o seu episódio são únicos e intransferíveis.
Junto aos textos temos a produção de Artes Visuais, também relacionada à temática reminiscência da infância, organizada pela professora Aneri. Nesta exposição tivemos ilustrações produzidas pelos alunos a partir das crônicas lidas. Além disso, tivemos a confecção de um painel, também coordenado pela professora Aneri, que teve por tema o céu e os aviõezinhos de papel, assunto de duas das crônicas lidas e trabalhadas pelas turmas.
Como se deu o processo de produção destes textos?
No que diz respeito à produção dos textos aqui postados, é preciso ressaltar que esta foi a primeira experiência de muitos dos alunos destas turmas de produzire textos visando a leitura por um público leitor que fosse além da sala de aula.
O tempo, que sempre é o inimigo da perfeição, impossibilitou um trabalho mais cuidado que gostaríamos de ter feito em sala de aula: maior detalhamento e melhor ordenamento dos fatos relatados, reelaboração dos títulos (a maioria dos títulos são mera transcrição do tema do texto, por isso a repetição excessiva), reorganização de frases e parágrafos, etc. Mas como o entusiasmo dos alunos para produzirem e serem lidos foi tal, os ditos problemas não justificavam que a exposição não viesse a acontecer por falta dos elementos já citados.
A digitação de noventa por cento dos textos aqui apresentados ficou por conta dos alunos. Nesta fase foi bonito ver a solidariedade dos que dominavam mais o teclado ensinado aos iniciantes. As poucas aulas destinadas à digitação foram nervosas, ansiosas (tínhamos um prazo pequeno para finalizar), mas foram cheias de momentos bonitos de união.
O que foi assegurado para a exposição final destes textos foi a correção ortográfica e pontuação final para que a produção escrita de nossos autores iniciantes tivesse assegurada a qualidade mínima que todos os textos que circulam socialmente devem ter.




Professora Jane Mari de Souza – professora de Português das turmas T41, T51 e T61.




Leia abaixo as crônicas de Ruy Carlos Ostermann que foram trabalhadas pelas turmas T41, T51 e T61.

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